María Corina Machado ofereceu a medalha do Prémio Nobel da Paz a Donald Trump

Por Bene Colaborador | 16 de janeiro de 2026

María Corina Machado já reuniu com Donald Trump na Casa Branca. Em causa estiveram temas relacionados com o futuro e a governação da Venezuela.

María Corina Machado, Prémio Nobel da Paz, já reuniu com o presidente Donald Trump na Casa Branca.

A líder da oposição venezuelana disse, de acordo com a Sky News, que entregou a medalha do Prémio Nobel da Paz a Donald Trump, “em reconhecimento ao seu compromisso singular com a (…) liberdade [venezuelana]”, disse. Contudo, não se sabe se Trump aceitou a medalha. 

Segundo uma assessora que acompanhava a opositora venezuelana, a reunião foi “ótima”. A líder da oposição venezuelana cumprimentou os seus apoiantes em frente à Casa Branca, após a reunião com o presidente dos EUA. 

O Presidente norte-americano, Donald Trump, mantém a opinião de que María Corina Machado não tem apoio suficiente no país para liderar uma transição na Venezuela, disse esta quinta-feira a porta-voz da Casa Branca.

Questionada se Trump tinha mudado de posição sobre a mais recente galardoada com Prémio Nobel da Paz, que foi esta quinta-feira recebida na Casa Branca, em Washington, Karoline Leavitt frisou que a avaliação do Presidente “era realista, baseada no que estava a ler e ouvir de seus assessores e da sua equipa de segurança nacional”.

“Até ao momento, a sua opinião sobre este assunto não mudou”, disse a porta-voz da presidência dos Estados Unidos numa conferência de imprensa.

Discutiram esta quinta-feira vários temas relacionados com o futuro e a governação da Venezuela, depois da deposição e prisão de Nicolás Maduro a 3 de janeiro.

Trump, recorde-se, disse há umas semanas, após a detenção de Maduro, que Corina não tinha o perfil para se tornar presidente da Venezuela – “é uma mulher muito simpática”, mas “não tem o apoio nem o respeito do país”. Delcy Rodríguez é atualmente a presidente interina da Venezuela,

María Corina Machado afirmou recentemente que estava disposta a partilhar com Trump o Nobel da Paz que lhe foi atribuido no final do ano passado. O Instituto Nobel, porém, já disse que tal não será possível.

A opositora venezuelana está a realizar um périplo por vários países. Na segunda-feira foi recebida em audiencia privada pelo Papa Leão XIV.